Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

EFA B3, de S. Pedro da Cova : Gente Ativa É Outra Expectativa

EFA B3, de S. Pedro da Cova : Gente Ativa É Outra Expectativa

3º Relatório de uma visita à Lua

            Eram 8 horas e 32 minutos de uma terça-feira, mais precisamente do dia 02/10/2018, dia em que parti numa expedição que me levou à lua. Desloquei-me no meu próprio carro até o local de partida onde me aguardaram mais quatro companheiros alunos e um professor chefe de expedição.

            O objetivo foi recolher várias amostras, em diversos locais, e as mais variadas possíveis, para que mais tarde as pudéssemos analisar e calcular quais as prováveis e possíveis condições de virmos a habitar a lua.

            Pelas 10 horas e 30 minutos, juntei-me aos restantes companheiros, e todos fomos apresentados, simples formalidade. Pelas 10 horas e 45 minutos, preparámo-nos para dar início à missão.

            Às 11horas descolámos em direção à lua: uma viagem tranquila e na qual fomos planeando e trocando ideias, acertando pormenores para que a expedição saísse a ganhar. Quatro horas depois, aterrámos em solo lunar, verificamos o equipamento, e foi hora de começarmos as nossas tarefas. Recolhemos alguma terra e rochas, verificámos a solidez do solo, e regressámos à cápsula depois de duas horas de trabalho no solo.

            Pela 17 horas e 18 minutos foi o regresso: bastante descontraído, e sem incidentes a registar. Aterragem perfeita na base aérea das Lajes, uma viagem feita em apenas 3 horas e 20 minutos. Notava-se, em todos, o sentimento de dever bem cumprido.

            Despedimo-nos e fiz o meu regresso a casa no meu próprio carro. Quando cheguei eram já 22 horas e 23 minutos.

            Recolhi desta expedição uma experiência enriquecedora a todos os níveis, quer na recolha de elementos, como de trabalho em grupo, foi muito bem orientado pelo nosso professor que nos ia dando a conhecer alguns pormenores, até então desconhecidos por mim, e pelos restantes membros do grupo.

            A destacar: a falta de tempo para mais recolhas que deveriam ter sido feitas, e não foram, muito há para descobrir em solo lunar. Fica a ideia que lá teremos que voltar!...

 

Aluno nº1 António Rocha  

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D